No âmbito dos objetivos da criação deste Centro de Documentação do Tarrafal em suporte digital, quisemos incluir, por ordem cronológica da sua realização, referência às principais exposições que se realizaram sobre o Campo de Concentração do Tarrafal.
Ainda assim, não conseguimos encontrar elementos suficientes sobre numerosas iniciativas locais - esperando que nos chegue informação suficiente sobre elas.
EXPOSIÇÕES
A exposição comemorativa do 60.° aniversário da fundação do PCP, intitulada 60 Anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria, constituiu um notável acontecimento político, histórico, cultural e artístico.
No quadro das atividades do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, assinalada no dia 18 de Outubro, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural e do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, realizará amanhã, dia 23 de outubro pelas 11h, a abertura da exposição fotográfica “Memórias do Campo de Concentração do Tarrafal” e a apresentação do projeto “Resistência e Resiliência na Colónia de Cabo Verde“ no Museu do Campo de concentração do Tarrafal.
Lisboa, Galeria de Arte Moderna, exposição de fotografias de presos da prisão do Tarrafal, 19-02-1978 (https://arquivos.rtp.pt/conteudos/exposicao-de-fotografias-de-presos-do-tarrafal).
No mesmo endereço da RTP encontram-se também:
Lisboa, cortejo fúnebre e funeral cemitério do Alto de São João, das vítimas do campo de presos políticos do Tarrafal.
Construção de monumento de homenagem aos mortos no campo de concentração do Tarrafal, no cemitério do Alto de São João, em Lisboa.
No âmbito das comemorações dos 48 anos do 25 de Abril, a Galeria do Mercado Municipal de Coruche recebe, de 9 de abril a 8 de maio de 2022, a exposição “Guerra Colonial - Tarrafal 50 anos depois”, uma retrospetiva do início da Guerra Colonial e da reabertura do Campo do Tarrafal, em Cabo Verde. Produzida pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), a exposição recorda os anos da guerra colonial, incluindo mapas, fotografias e livros que ajudam a traçar o caminho do conflito e a identificar protagonistas.
A TCV-Rádio Televisão Cabo-verdiana mostra, em data que se presume 2021/2022, o ministro da Cultura de Cabo Verde e a Embaixadora de Angola inauguram exposição "Memórias do campo da (sic) concentração de Tarrafal"
Aceda aqui
Texto IPC:
O Museu do Campo de Concentração do Tarrafal, denominado de Museu da Resistência, aquando da sua inauguração em dezembro de 2000, encontra-se instalado no Ex. Campo de Concentração do Tarrafal, antiga prisão portuguesa construída no ano de 1936 para receber numa primeira fase, de 1936 a 1956, os presos portugueses antifascistas e numa segunda fase, de 1962 a 1974, os presos anticolonialistas.
Folheto da exposição organizada pelo Museu do Aljube - Resistência e Liberdade entre outubro 2018 e março 2019 Aceda ao folheto aqui: